By: info | November 17, 2017
Às vezes, muitas vezes, é no absoluto silêncio da floresta que o Homem se descobre. E nessas vezes, é num banho fresco nas águas de um lago gelado, que o Homem desperta... qual cafeína pura, que não é mais do que um regressar às suas verdadeiras origens: a natureza.
Category: Trabalhos Soltos
Tags: Ana Maymone
By: info | November 08, 2017
Uma das técnicas de impressão que se generalizou ao longo do século XVI foi o talho-doce ou gravura de entalhe, realizada com um cinzel (ou buril) sobre uma placa de cobre.
Embora permitisse um maior detalhe e um traço mais fino no desenho, não se conjugava facilmente com o texto, pois este era impresso por via do relevo e não do entalhe.
Category: História do Livro Ilustrado Infantil
Tags:
By: info | November 03, 2017
Deitada,
no ar fresco da manhã,
vem-me à ideia
a pele descascada
da sereia…
Escamas de neve
soltam-se
duma aparência
perfumada de essência
com sabor
a jasmim,
que baloiça em mim…
Lá dentro,
bem fundo,
um mundo vela
pela sereia,
que bela
espera retomar
o seu lugar,
em pegadas transformado…
Esfumado…
ligeiro…
resguardado
balão que sobe
ao luar dianteiro
duma qualquer manhã serena,
que empena
a muda da pele
em casca de carvalho,
contrário,
bi-horário,
para o dia reservado!
Category: Trabalhos Soltos
By: info | November 02, 2017
Tenho andado a aprofundar os meus conhecimentos sobre a história do Livro Ilustrado para Crianças e descobri recentemente dois autores já muito antigos, Jost Amman (1539-91) e Johann Amos Comenius (1592-1670) que são tidos como os primeiros a explorar este mundo.
Segundo Martin Salisbury*, Jost Amman construiu o primeiro protótipo de livro infantil, o seu Kunst und Lehrbüchlein, publicado em Frankfurt, no ano de 1578 ou 1580, e ilustrado através da técnica do relevo em madeira ou xilogravura.
*Martin Salisbury, Illustrating Children's Books: creating pictures for publication, Barron's Educational Series, inc., 2004, pp.8.
Category: História do Livro Ilustrado Infantil
Tags: Jost Amman, Johann Comenius